Vinícola Bárbara Eliodora lançou três Syrah’s

São Gonçalo do Sapucaí – MG | Por Álvaro Cézar Galvão | A Vinícola Bárbara Eliodora lançou três Syrah’s. Na verdade, Syrah’s Gran Reserva safra 2021, cada um com afinamento em barricas, mas de diferentes origens e tostas.

Primeiro, um pouco da Vinícola Bárbara Eliodora que tive a chance de conhecer por ocasião dos lançamentos.


“A Vinícola Barbara Eliodora é uma empresa familiar, que nasceu do sonho de um produtor rural de produzir vinhos e experiências de excelência.

Fundada em 2015, se tornou um destino de classe por seus vinhos, culinária, ambiente e visitantes. Localizada em São Gonçalo do Sapucaí, nas montanhas do Sul de Minas Gerais, a vinícola foi pioneira no plantio das variedades Vitis Vinifera no município, usando a técnica de manejo da dupla poda para construir um portfólio de vinhos feitos artisticamente, com caráter, harmonia e aromas marcantes”.

“A inspiração da vinícola vem da figura marcante de Bárbara Eliodora Guilhermina da Silveira e tem como missão homenagear sua história providenciando experiências de excelência, personalidade e delicadeza”.

Quem foi Bárbara Eliodora que nomeia a vinícola?

Barbara Eliodora Guilhermina da Silveira foi uma importante poetisa e inconfidente mineira que fez história na região de São Gonçalo da Campanha do Rio Verde, município, que passou a chamar-se mais tarde, São Gonçalo do Sapucaí, onde mantinha propriedades com atuação na mineração e agricultura, e viveu até 1819. Conhecida por seus escritos poéticos e por seu envolvimento na Inconfidência Mineira, ela se tornou uma figura emblemática na luta pela independência do Brasil”.

A Vinícola Barbara Eliodora decidiu homenagear esta ilustre personagem da história brasileira, batizando sua empresa com seu nome em reconhecimento à sua contribuição e importância para a região onde a vinícola está localizada.

Tendo sido a primeira mulher a fazer poesia no Brasil, foi a inspiração escolhida para a criação de vinhos que exprimem poesia, personalidade e delicadeza com um toque de robustez, tal como sua homenageada.

Os lançamentos foram:

1-Bárbara Eliodora Syrah Gran Reserva 2021 F- o F é por causa das barricas francesas François freres. Estagia por 12 meses em barricas.

2- Bárbara Eliodora Syrah Gran Reserva 2021 E- o E é por cauda das barricas francesas Ermitage. Estagia por 12 meses em barricas.

3- Bárbara Eliodora Syrah Gran Reserva 2021 Alvarenga- este nome se refere ao marido de Bárbara Eliodora e o vinho é um blend de 3 barricas distintas. Estagia por 12 meses em barricas.

Os vinhos Syrah Gran Reserva e Syrah da vinícola Bárbara Eliodora vêm sendo premiados faz algumas safras, e a vontade de elevar o nível de qualidade e complexidade levou os enólogos aos lançamentos agora em linha.

Todos os três vinhos são de dupla poda, ou poda de inverno, como podem ver a descrição https://divinoguia.com.br/vinicola-lattarini-em-santo-antonio-do-jardim/ com a variedade Syrah que tem se mostrada extremante adequada ao diversos terroirs do Sudeste e aptidão para a dupla poda. São vinhos muito próximos em parâmetros laboratoriais, mas sensorialmente são muito distintos.

O Bárbara Eliodora Syrah Gran Reserva 2021 F se apresentou com frutas negras, floral chocolate e especiarias no olfato. Em boca bela acidez(frescor), final de boca cítrico, o alcaçuz e o álcool ainda se mostra. Creio que algum tempo em garrafa resolva o álcool mais evidente, e não era o que detinha maior parâmetro em álcool.

O Bárbara Eliodora Syrah Gran Reserva 2021 E chegou com olfato frutado, a pimenta é evidente, em boca boa acidez, taninos e álcool bem equilibrados. Ao invés do alcaçuz, o mineral grafite aparece, e algumas especiarias doces também.

Já o Bárbara Eliodora Syrah Gran Reserva 2021 Alvarenga em minha opinião, chegou lotado de especiarias picantes e doces no olfato, também confirmadas em boca. O frutado está lá também. Equílibrio total entre taninos, presentes, mas macios e redondos, acidez e álcool( é o mais alcóolico, porém, não se percebe). O floral surge com o tempo em taça, o caramelo, o grafite, e sutil canforado. Em minha opinião, o mais complexo dos três, e meu eleito!

Todos os Bárbara Eliodora Syrah Gran Reserva 2021 lançados já estão disponíveis no site da Bárbara Eliodora https://vinicolabarbaraeliodora.com.br/

Em outro texto comento do magnífico jantar servido, e dos vinhos que acompanharam o banquete. Parabéns Vinícola Bárbara Eliodora pelos seus vinhos, instalações primorosas e modernas.

(Fonte: Vinho&Cia)
(Legenda: Divulgação | Crédito: Divino Guia)

Veja mais

O savoir-faire da bicentenária Louis Latour

França | Por Glaucia Balbachan | A embaixadora da reputada Louis Latour, Josefa Perret, esteve em São Paulo...

Vinho quanto mais velho é melhor?

No Cg10 Canal Goumet, o consultor Gilvan Passos explica o mito do vinho quanto mais velho melhor. Saiba...

Premium Wines completa 25 anos de importação de vinhos

Por Paula Porci - O jornal Vinho & Cia teve o privilégio de participar do evento em São...

No Programa Novinho, Orlando Pinto Rodrigues, da Premium Wines

Orlando Pinto Rodrigues, da importadora Premium Wines, foi convidado de Regis Gehlen Oliveira, Beto Duarte e Breno Raigorodsky...

Descubra mais sobre Vinho&Cia

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Conversar com o Vinho&Cia