A incrível história de amor do barão dos vinhos da Casal Sta. Maria

Portugal | Por Glaucia Balbachan – Falar de vinho português sempre gera uma expectativa – um consenso em relação à qualidade. Uma autoridade no quesito produção de vinho, Portugal oferece contrastes e texturas no paladar que somam exuberância, supremacia, tradição, tecnologia, cuidado, microclimas e um terroir superestimado.

Certamente um achado recente foi a Quinta Casal Sta. Maria, dona de uma história e de vinhos marcantes. A propriedade fica localizada em Colares, Sintra (Lisboa), e é notável que seja uma vinícola com valores, mãos virtuosas e terroir particular para produção de vinhos inspiradores.

Sobre o elegante e discreto domínio de Colares

Diminuta e prodigiosa, a vinícola portuguesa Casal Sta. Maria traz resultados exclusivamente do terroir abençoado que tem. As castas cultivadas no local se adaptaram bem com o clima costeiro, trazendo
boas surpresas na taça. As uvas plantadas estão divididas em portuguesas e francesas, como Merlot, Touriga Nacional, Pinot Noir e Ramisco (variedade específica de Colares). As castas brancas são Chardonnay, Riesling, Sauvignon Blanc, Malvasia e Alvarinho. Alguns rótulos que não passam despercebidos são o rosé Mar de Rosas e o inusitado Pinot Noir Costeiro. A estrutura da adega é pequena e bastante precisa.

O diretor comercial da marca, Rui Guterres Parracho, acredita que no Brasil será boa a aceitação dos estilos de vinho de Colares. “Os vinhos da vinícola Casal Sta. Maria estão presentes em 14 países, e acredito que o Brasil é um mercado interessante, interessado e conhecedor nesse assunto”, conta Parracho. Normalmente a venda première acontece por meio do enoturismo dentro da vinícola. Visitantes brasileiros, canadenses, norte americanos, japoneses e de países do norte da Europa adquirem os rótulos da quinta quando conhecem a propriedade, que traz infraestrutura para ciceronear os turistas.

Uma história de amor

Fundada em 1755, a propriedade em Colares, na encosta da serra de Sintra, foi comprada em 1962 pelo barão suíço Bodo Von Bruemmer. Por conta do clima, o barão chegou em Portugal por recomendação médica, lá se apaixonou e comprou a vinícola Casal Sta. Maria. Como era criador de cavalos árabes, nunca passou pela cabeça fazer vinho, nem tão pouco cultivar uvas.

Elegante, foi casado e desse casamento teve uma filha, e dessa filha teve um neto, que mais tarde assumiu a vinícola. Tempos depois, a história ganhou um cenário mais romântico, e o Barão Bodo Von Bruemmer casou-se novamente com a portuguesa senhora Maria do Rosário, por quem teve uma paixão avassaladora, mas que mais tarde veio a falecer, e o barão quis prestar uma homenagem plantando 5 mil rosas na propriedade. Hoje somam 3 mil roseiras voltadas para o Oceano Atlântico. Essa plantação de rosas deu inspiração ao primeiro rosé da vinícola: o 3 mil rosas.

No início dos anos 2000, o barão voltou para a Suíça para ser hospitalizado, e depois do tratamento voltou a Sintra para plantar um vinhedo novo. Três anos depois, aos 95 anos, engarrafou seu vinho com a menção “It’s never too late” (na tradução: nunca é tarde demais). O barão faleceu aos 106 anos, e seu neto Nicholas Von Bruemmer assumiu a vinícola, reforçando sua história e vinhos irretocáveis.

Serviço: Casal Sta. Maria
www.casalstamaria.pt
Instagram: @casal.sta.maria
Fotos: Divulgação

Veja mais

O savoir-faire da bicentenária Louis Latour

França | Por Glaucia Balbachan | A embaixadora da reputada Louis Latour, Josefa Perret, esteve em São Paulo...

Vinho quanto mais velho é melhor?

No Cg10 Canal Goumet, o consultor Gilvan Passos explica o mito do vinho quanto mais velho melhor. Saiba...

Premium Wines completa 25 anos de importação de vinhos

Por Paula Porci - O jornal Vinho & Cia teve o privilégio de participar do evento em São...

No Programa Novinho, Orlando Pinto Rodrigues, da Premium Wines

Orlando Pinto Rodrigues, da importadora Premium Wines, foi convidado de Regis Gehlen Oliveira, Beto Duarte e Breno Raigorodsky...

Descubra mais sobre Vinho&Cia

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Conversar com o Vinho&Cia