Gafes, nouveaux-riches e Champagne

Por Didú Russo | Gafe é a coisa mais comum na vida de qualquer pessoa, acontece, se aprende e pronto. Mas hoje em dia convivemos com uma camada tão grande de “nouveaux-riches”, como nunca antes, que não estão nem aí para isso. Pessoas que pensam que a cultura e a educação vêm junto com o apartamento que compraram em Miami ou com a Van último tipo. Não vêm, não, infelizmente.

Noutro dia presenciei uma dessas senhoras espalhafatosas que gostam de falar alto em restaurante de classe (aliás, vocês notaram que hoje qualquer restaurante parece pizzaria? Uma gritaria total?… Feio isso, não?) e pediu ao garçom: “Me traga uma Champagne estupidamente gelada…” Vejam, não se escutou um “boa tarde”, muito menos um “por gentileza”. Claro, quem ganha dinheiro rápido está livre de ter respeito pelos outros, ou você não sabia disso?… Depois pede uma Champagne, no feminino o que não é correto: Champagne é um vinho, e deve ser pedido no masculino, um Champagne. Champagne no feminino é a região de Champagne, e uma Champagne não existe simplesmente. Depois “estupidamente gelada” é a cerveja que o marido dessa senhora deve tomar no futebol com seus amigos de dinheiro fácil, certamente. Champagne comum se bebe a 6ºC, e as safradas devem ser servidas a 12ºC para que se possa perceber seus complexos aromas.

Mas, tudo bem, são os sinais de nosso tempo, como ouvir parabéns a você bem alto – com palmas e tudo – dentro do salão do restaurante Fasano, o que agora é normal…

Saúde!

Relacionado

Vinho quanto mais velho é melhor?

No Cg10 Canal Goumet, o consultor Gilvan Passos explica o mito do vinho quanto mais velho melhor. Saiba...

Premium Wines completa 25 anos de importação de vinhos

Por Paula Porci - O jornal Vinho & Cia teve o privilégio de participar do evento em São...

No Programa Novinho, Orlando Pinto Rodrigues, da Premium Wines

Orlando Pinto Rodrigues, da importadora Premium Wines, foi convidado de Regis Gehlen Oliveira, Beto Duarte e Breno Raigorodsky...

O diretor de enologia da Vinos de La Luz está Entre Câmeras

Argentina | Pablo Navarrate, diretor de enologia da Vinos de La Luz, fala sobre as bodegas do grupo...

Descubra mais sobre Vinho&Cia

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Conversar com o Vinho&Cia