Degustação Literária: um clube para amantes de bons livros e vinhos

Por Luiza Portela | Temos um clube de leitura e apreciação de vinhos, com encontros periódicos, chamado de Degustação Literária. Funciona assim: antes de cada edição todos devem ler um mesmo título literário, e na hora do encontro todos conversam, refletem e potencializam suas reflexões sobre questões da humanidade.

São momentos de liberdade, de respeito, e antes de tudo, de escuta. O objetivo de cada encontro não é apenas trocar informações culturais, mas também compartilhar experiências leitoras subjetivas com pessoas que estão disponíveis para troca. Buscamos ampliar a empatia e a generosidade. Perceber o mundo com novos pontos de vista é sempre uma dádiva que nos engrandece como humanidade. Nossos cérebros evoluíram para serem sociais. Precisamos de interação e conversas frequentes para manter a sanidade diante da complexidade do mundo contemporâneo e de suas demandas individualistas.

Os encontros acontecem frequente e mensalmente, com duração de 3 horas. A curadoria dos livros é feita pela percepção sensível dos interesses e intensidades do grupo. Feita a escolha literária e com inspiração na nacionalidade do autor ou autora, ampliamos uma pesquisa cultural em busca da melhor harmonização do vinho com a obra. Todos os vinhos e livros devem se conectar, de modo a encantar os presentes. Tudo é delicadamente preparado com o apoio de parceiros, em um ambiente de bom gosto, cumplicidade e afeto.

A ideia está aberta também a empresas e grupos que pretendem explorar a empatia e a escuta; a ampliação de repertório cultural; a concentração, o foco e o hábito de leitura; a reflexão coletiva sobre a humanidade; e a gestão e integração de equipes.

A Degustação Literária é coordenada por mim, Luiza Portela, e por Carol Mennochi e Vivi Godas. Sou formada em pedagogia e também sommelière pela ABS-SP e WSET. Trabalhei como educadora durante 16 anos. Minha paixão ia além da sala de aula, então decidi investir na @winesure, uma página que fala sobre vinhos de forma descontraída e educativa. A Carol Mennochi é arquiteta e educadora, pós-graduanda em Literatura Infantil e Juvenil pelo Instituto Vera Cruz. Coordena o Setor Cultural
e Formação de Leitores das Bibliotecas da Escola Viva. É nossa mediadora literária, muito sensível e cuidadosa. A Vivi Godas é formada em Propaganda e Marketing pela Universidade Mackenzie, e atuou como empresária do segmento livreiro nos últimos 25 anos. Apaixonada por literatura e vinho, cuida com afinco de todos os parceiros e participantes dos nossos encontros.

Carol Menocchi, Vivi Godas e Luiza Portela

Relacionado

Wine Tour pela Espanha: conhecer, beber e comer

As principais atrações turísticas e de arte, vinhos, bares, restaurantes, vinícolas e outras opções enogastronômicas de mais de...

O savoir-faire da bicentenária Louis Latour

França | Por Glaucia Balbachan | A embaixadora da reputada Louis Latour, Josefa Perret, esteve em São Paulo...

Vinho quanto mais velho é melhor?

No Cg10 Canal Goumet, o consultor Gilvan Passos explica o mito do vinho quanto mais velho melhor. Saiba...

Premium Wines completa 25 anos de importação de vinhos

Por Paula Porci - O jornal Vinho & Cia teve o privilégio de participar do evento em São...

Descubra mais sobre Vinho&Cia

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Conversar com o Vinho&Cia