Casa de Vina e Zanzibar: Salvador e seus lugares imperdíveis

Por Luiza Portela | Prosseguindo com as dicas do nosso guia dos lugares imperdíveis de Salvador, que estamos publicando nesta semana no Vinho&Cia, definitivamente você precisa se hospedar, ou até mesmo ir almoçar, no recanto de amor onde o casal Vinícius de Moraes e Gessy Gesse viveram: no hotel e restaurante Casa de Vina! E conhecer o Zanzibar, um reduto da comida africana e suas novas versões. 

Hotel e restaurante Casa de Vina

Foi lá mesmo que Vinícius de Moraes inspirou-se para escrever a clássica “Tarde em Itapuã”! 

Além da vista de natureza exuberante de uma das praias mais cantadas do Brasil, lá encontramos um memorial com muitas fotos e objetos originais da época, além de um acervo com as principais obras do artista, muitas delas escritas ali mesmo! 

O restaurante tem uma carta de vinhos que preza os nacionais: eles inclusive mudaram bastante essa carta, e dessa vez achei ainda mais completa, com vinhos laranjas e naturais – pouco vistos nas cartas soreropolitanas, infelizmente. Esse é um ponto alto.

No menu, várias iguarias tradicionais além de pratos mais clássicos.Um dia, no jantar, resolvemos pedir pizza e não decepcionou! Massa super leve e fina, recheios com ingredientes frescos. Uma delícia! 

O café da manhã tem tanta opção que recomendo que se você se hospedar lá, acorde cedo e passe umas horas ali admirando a vista e aproveitando as tantas opções. Ah, não deixe de ir na ilha onde a baiana faz tapiocas de todos os tipos, de acordo com sua vontade! 

Não se admire se os passarinhos pousarem na sua mesa e dividirem o café da manhã contigo. Eles são muito ousados e não tem medo da gente! 

Endereço: Rua Flamengo 44 – Farol de Itapuã – Salvador – BA. Instagram: @casadevinabahia

Zanzibar

Mais de 45 anos de história estão presentes numa das visões mais bonitas da Bahia: um casarão antigo no histórico bairro do Santo Antônio Além do Carmo. Uma das coisas que mais nos impressionou foi notar como o bairro está recuperado e bem policiado. 

Lá eles homenageiam as divindades africanas que tanto fazem parte da nossa cultura. Os pratos são bem feitos e a vista inenarravelmente bela. Entre os prediletos estão o Frango Zanzibar, o bolinho de inhame com peixe e patê de camarão seco com inhame. Além disso, o acarajé que pedimos estava delicioso, bem servido, crocante e os acompanhamentos corretíssimos.

Você também encontrará as comidas baianas mais tradicionais no menu. 

Ah,  não deixe de pedir a caipirinha de caju com limão! Deliciosa! 

Zanzibar: R. Direita de Santo Antônio, 60-B – Santo Antônio Além do Carmo, Salvador – BA, 40301-280. Instagram: @restaurantezanzibaroficial

Veja também sobre Salvador e seus lugares imperdíveis:

Amado e Manga

Origem, Fera e OMI

Veja mais

O savoir-faire da bicentenária Louis Latour

França | Por Glaucia Balbachan | A embaixadora da reputada Louis Latour, Josefa Perret, esteve em São Paulo...

Vinho quanto mais velho é melhor?

No Cg10 Canal Goumet, o consultor Gilvan Passos explica o mito do vinho quanto mais velho melhor. Saiba...

Premium Wines completa 25 anos de importação de vinhos

Por Paula Porci - O jornal Vinho & Cia teve o privilégio de participar do evento em São...

No Programa Novinho, Orlando Pinto Rodrigues, da Premium Wines

Orlando Pinto Rodrigues, da importadora Premium Wines, foi convidado de Regis Gehlen Oliveira, Beto Duarte e Breno Raigorodsky...

Descubra mais sobre Vinho&Cia

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Conversar com o Vinho&Cia